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Rede de farmácias:
Saiba como potencializar suas vendas

Se você tem uma rede de farmácias e deseja potencializar suas vendas, é necessário adotar algumas estratégias de marketing e logística para atingir esse objetivo. Entenda melhor!

8 out 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
rede de farmácia

Potencializar as vendas em sua rede de farmácias é possível através de planejamento e estratégias assertivas de divulgação de produtos e fidelização de clientes.

Administrar uma rede de farmácias requer bastante atenção e uma boa gestão financeira para estar sempre fechando o mês no positivo. No entanto, existem maneiras simplificadas que podem agregar vendas e ainda proporcionar uma experiência positiva no cliente.

Veja abaixo o que você precisa saber sobre melhorar suas vendas e como aplicar essas estratégias em uma rede de farmácias.

O que preciso saber para agregar vendas em uma rede de farmácias?

Antes de saber como agregar vendas em uma farmácia, você precisa entender e calcular o ticket médio. Ele é uma das métricas mais importantes para realizar uma excelente gestão do negócio, pois demonstra quanto cada cliente costuma gastar com as compras.

Embora não exista uma margem ideal para o ticket médio, saber quanto ele está custando para o seu empreendimento é importante para promover ações promocionais em farmácias. Vamos ver um exemplo:

Se a sua rede de farmácias faz 500 vendas semanais com um ticket médio de R$25,00, seu faturamento semanal é de R$12.500. Apesar de ser um bom valor à primeira vista, ele pode não ser tão bom a longo prazo, uma vez que seus consumidores, cada um em particular, não estão gastando tanto como poderiam.

Isso nos leva a segunda situação:

Se a sua rede de farmácias tem um ticket médio de R$40,00 por venda, você precisa realizar apenas 350 vendas semanais para obter um faturamento de R$14.000, dobrando assim os ganhos do primeiro exemplo, vendendo apenas quase a metade.

Ou seja, no segundo exemplo, você tem redução de gastos por cliente e um maior faturamento, proporcionando maiores lucros.

Para tal, é importante que você promova o marketing de atração da sua rede de farmácias e invista constantemente em formas de anunciar seus produtos, seja online, com ações promocionais e/ou com uma organização estratégica de posicionamento de produtos.

Como agregar vendas em uma rede de farmácias: 8 dicas incríveis

Melhorar a lucratividade de um negócio pode ser algo extremamente difícil de ser feito, especialmente se você estiver iniciando. É importante que você conheça bem o público-alvo do empreendimento ou até mesmo aquelas pessoas que vão até a farmácia buscando produtos mais específicos do que apenas medicamentos.

De qualquer forma, separamos para você 8 dicas infalíveis para você agregar vendas na rede de farmácias e melhorar o seu faturamento semanal. Confira.

Venda cruzada

A venda cruzada é aquela venda “agregada” que é oferecida para o cliente quando ele está buscando um outro produto.

Por exemplo, se o consumidor está em busca de um hidratante corporal, você pode oferecer a ele um hidratante facial ou até mesmo um protetor solar com ação semelhante, afinal, o consumidor parece gostar de consumir produtos específicos para a proteção da pele.

Ao apresentar os benefícios dos outros produtos, o cliente acaba vendo sentido em gastar um pouco mais e garantir um melhor cuidado para o problema que ele está querendo sanar.

A venda cruzada pode ocorrer com diversos produtos de farmácia, especialmente aqueles que possam estar em promoção e em queima de estoque para a reposição de novas linhas ou que geralmente ficam armazenados próximos aos caixas.

Descontos progressivos

Oferecer descontos sempre é um excelente caminho para promover campanhas para farmácia. Dessa maneira, surge a possibilidade de promover um desconto progressivo para o cliente.

Ele funciona de acordo com as compras que estão sendo realizadas, ou seja, quanto mais o cliente gastar na farmácia, maior será o valor do desconto. Sendo assim, você consegue aumentar seu ticket médio vendendo menos e o consumidor economiza em uma compra maior.

Essa é uma excelente tática para agregar vendas em rede de farmácias e pode ser bastante útil se for usado nos produtos mais vendidos em farmácia, aumentando a curiosidade e a vontade do cliente em comprar das melhores marcas.

Programa de pontos

O programa de pontos é uma boa maneira para agregar vendas em uma rede de farmácias e ainda fidelizar aquele cliente que vive realizando compras mensalmente no seu empreendimento.

Esse método para agregar vendas pode ser feito de acordo com os gastos do cliente na farmácia, por exemplo, a cada R$40 em compras ele pode acumular uma quantidade de pontos pré-definidos por você e depois trocar por algum produto de sua preferência ou ainda levar algum item de graça.

O estímulo é bom para que o seu ticket médio aumente e você dobre o faturamento sem precisar também vender o dobro. As condições de participação podem vir no encarte da farmácia ou nas redes sociais para que os consumidores prestem ainda mais atenção.

Programa de cashback

Tão bom quanto o programa de pontos é oferecer um cashback de compras. Esse tipo de cupom acaba estimulando o cliente a gastar mais em uma compra não planejada quando ele conhece os benefícios do método.

Você pode oferecer o cashback na sua rede de farmácias diretamente, através dos próprios cartões de fidelidade que o consumidor pode adquirir ou ainda fazendo parceria com cartões de créditos de instituições financeiras que oferecem esse programa.

Dessa maneira, você pode escolher quanto de cashback seu consumidor pode ganhar de acordo com o valor médio gasto na farmácia. Em tempos que a maioria está com atenção redobrada com a saúde, saber como vender vitaminas em farmácia ou outros produtos que favoreçam melhor qualidade de vida pode ser ideal para entrar no cashback.

Ofereça produtos do balcão de farmácia

Uma farmácia bem planejada sempre tem uma estação de pagamentos devidamente organizada e com diversos itens menores à venda. Esses produtos costumam ser balas, chocolates, preservativos, pilhas ou até mesmo alguma mercadoria que o cliente esqueceu de comprar em outra seção.

Sendo assim, seus funcionários podem indicar produtos extras para o cliente comprar enquanto aguarda fechar a compra, aumentando seu ticket médio e melhorando seu faturamento. Você também pode utilizar esse momento do checkout para relembrar alguma promoção e aumentar as chances do consumidor em investir um pouco mais nisso.

Invista em delivery

Apesar de ser mais comum em restaurantes e outras lojas de conveniência, o delivery pode ser bastante lucrativo para uma rede de farmácias. Além de atrair outros consumidores que estejam evitando compras físicas, ele pode servir como um “salva-vidas” para quem está na pressa e precisa de alguma mercadoria com urgência, como remédios e itens de higiene.

Dessa forma, o delivery surge como uma excelente alternativa para você agregar vendas na farmácia elaborando uma boa taxa de entrega para as proximidades e outra bastante competitiva com a concorrência para clientes que podem morar um pouco mais distantes.

O delivery da farmácia também é uma grande oportunidade para investir em um programa de fidelidade, estimulando as compras online e ainda dando desconto para o cliente toda vez que ele atingir um nível estipulado por você dentro da promoção.

Sendo assim, o consumidor se sente seguro em gastar mais e ambos acabam ganhando em investimento e lucratividade, uma vez que esse cliente também vai estar economizando alguns recursos ao apostar no delivery.

Atendimento omnicanal

O atendimento omnicanal (ou omnichannel em inglês) é uma das estratégias que mais podem valorizar as vendas de uma rede de farmácias.

Isso acontece porque o empreendimento oferece ao cliente a possibilidade de um atendimento para a resolução dos seus problemas ou até mesmo para realizar compras em diversos departamentos diferentes sem que ele tenha que repetir a operação todas as vezes.

O omnicanal é bastante importante para rede de farmácias que possui um público mais velho, como é o caso da terceira idade. Por serem pessoas que não utilizam muito os canais de vendas online, é comum ainda que elas liguem para a farmácia para saber sobre um produto ou realizar um pedido para ser entregue ou recebido ao fim do dia.

Dessa forma, a equipe por trás do omnicanal é treinada para receber o cliente desde o primeiro contato até a sua resolução, entendendo suas necessidades a fundo e sendo capaz de transferir a ligação imediatamente para o setor correspondente sem que isso leve um grande tempo de atendimento telefônico.

Uma pesquisa realizada pela NICE inContact revelou que 89% dos consumidores mais ativos dão preferência para compras em empresas que possuem o atendimento omnicanal, sendo algo que amplia a experiência do cliente e faz com que ele retorne muito mais vezes na farmácia.

Aposte em profissionais capacitados e qualificados

É importante que a equipe contratada saiba lidar com o cliente muito além do balcão de medicamentos. Bons funcionários precisam estar em todos os lugares da farmácia, podendo indicar produtos e até mesmo exibindo as promoções ativas naquele momento na rede de farmácias.

Um atendimento empático, seguro e responsável pode fazer com que o cliente se abra mais no momento da compra e acabe gastando mais do que o anteriormente planejado, afinal, ele vê sentido em investir em mais produtos de uma determinada seção na farmácia.

Sendo assim, não economize recursos para proporcionar um bom ambiente de trabalho para a sua equipe, o retorno pode ser altamente vantajoso para a rede de farmácias e você ainda pode se destacar bastante da concorrência, podendo ainda atrair públicos semelhantes pela boa natureza do atendimento.

Conclusão

Podemos perceber que existem diversas maneiras para agregar as vendas em uma rede de farmácias e que podem fazer toda a diferença na experiência do cliente, além de proporcionar um novo modelo de gestão para o empreendimento.

Ao investir nestes recursos, você está automaticamente investindo no futuro do seu empreendimento, podendo até mesmo ampliar ainda mais suas filiais com qualidade no atendimento e uma experiência única para todos os clientes.

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