fbpx

14 nov 2024 | Notícias

Pesquisa revela tendências de comportamento do público 50+ no varejo

Tempo de Leitura: 3 min.
Planejamento Financeiro

Uma pesquisa realizada pelo IFEPEC, em parceria com a Unicamp, revela as principais tendências de comportamento do público 50+ no varejo. O levantamento aborda as fontes de renda dessa população, além dos principais fatores de influência para escolha dos estabelecimentos de compra.

O estudo aponta que as empresas que buscam adaptar suas atividades para contemplar as necessidades da população sênior precisam se atentar, principalmente, aos preços e à fidelidade, pontos decisórios na rotina de compras desses consumidores.

Liderando a pesquisa como critério mais importante, o valor dos medicamentos foi apontado como principal fator por 91% dos 2.200 participantes e 300 cuidadores de idosos entrevistados em todas as regiões do Brasil.

Dados coletados durante a pesquisa revelam que 36,9% dos shoppers acima de 50 anos dependem da aposentadoria, enquanto 21,1% ainda estão envolvidos em atividades informais remuneradas e 19,3% são empregados do setor privado.

Do total de entrevistados, 67,7% afirmam pagar por seus próprios medicamentos, enquanto 28,1% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Programa Farmácia Popular para ter acesso aos remédios.

Ao abordar o tópico da fidelidade, 85,8% dos respondentes afirmaram pesquisar preços em outras farmácias. Apesar da estatística anterior, 61,4% dos consumidores revelaram comprar quase sempre no mesmo estabelecimento, e 30% comprar sempre no mesmo local.

Outros critérios avaliados pela população sênior são localização (60,1%), disponibilidade de estoque (54,4%), estacionamento (52,9%), participação no programa Farmácia Popular (43,6%) e a qualidade do atendimento (39,2%).

Estudo do comportamento do público 50+ no varejo é tendência multissetorial

A preocupação com o atendimento do público 50+ é algo cada vez mais presente no varejo, independente do setor. O crescimento dessa parcela da população, que deve ainda dobrar nos próximos 30 anos, tem chamado a atenção do mercado e ganhado holofotes.

“Esse público, além de crescer em número, está consumindo cada vez mais nas farmácias. Estas, por sua vez, devem se adaptar para atender esses clientes, o que impacta diretamente nas estratégias de venda”, afirma Edison Tamascia, presidente da Febrafar e colunista da seção Mercado em Pauta no Panorama Farmacêutico.

Fonte: Panorama Farmacêutico

 

Quer ficar por dentro de notícias, descobrir estratégias e ferramentas para sua farmácia e como implementá-las no seu negócio?

7

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *