Campanhas para farmácias: como montar a sua e alavancar as vendas?
As campanhas para farmácias são idealizadas para construir um relacionamento com o cliente que seja sólido. Quando bem feitas, atraem novos clientes e fidelizam os antigos. Quando mal feitas, geram gastos desnecessários que afetam o fluxo de caixa.
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“Em 2018, as campanhas de saúde mobilizaram cerca de 3 mil farmacêuticos e mil farmácias do Brasil.” (fonte: Abrafarma)
Quando se precisa aumentar as vendas, os empreendedores logo pensam em campanhas na farmácia. De fato, elas são a melhor forma de alavancar as vendas em certos períodos, mas apenas quando bem executadas.
Acontece que os eventos em farmácia devem ser planejados para que os seus resultados superem os custos. Caso ocorra o contrário, você acaba investindo muito para receber pouco, o que afeta o seu fluxo de caixa.
Então, se precisa de um plano de marketing para a farmácia, prossiga com a leitura e veja o que pode fazer no seu estabelecimento físico!
Por que organizar campanhas para farmácias?
Para entender a importância das campanhas farmacêuticas, é importante pensar além de como agregar vendas em farmácia. De fato, elas são pensadas para alavancar as vendas, mas antes disso, são idealizadas para criar uma melhor relação com o público.
As campanhas de saúde e promocionais são momentos perfeitos para criar uma maior proximidade com o público. Nessa situação, você cria eventos na farmácia, que podem ser culturais, envolver promoções ou prestar mais serviços farmacêuticos.
Além disso, você pode trazer mais educação quanto a diversas dúvidas de saúde que muitas pessoas têm. Não é a toa que as campanhas acabam se tornando um convite para o acompanhamento de saúde na farmácia.
Com todas essas ações, o relacionamento com o cliente é aprimorado e ele passa a confiar mais na sua marca. Como resultado, você se torna uma referência local e, finalmente, alavanca as vendas.
Como uma campanha é organizada?
A base para a campanha é a definição de uma data comemorativa de saúde. Através dela, você define o tema da campanha e os seus objetivos, o que permite informar melhor o público sobre o que o espera.
Além disso, é importante avaliar o público para saber se o tema da campanha é interessante para um grande número de pessoas. Também é levado em conta a localização da farmácia, de forma a saber como esse público pode chegar ao evento.
Ao pensar na localização, também avalie se possui estrutura física necessária para o seu foco da campanha. Por fim, pense no plano de marketing da farmácia, de forma que a notícia alcance todos os públicos que você visa.
Datas comemorativas da saúde: o primeiro passo para uma campanha de farmácia
Para montar campanhas na sua rede de farmácias, é necessário que elas apresentem uma razão de existir. A melhor forma de definir isso é localizar essas campanhas nas datas comemorativas da saúde – e há muitas que você pode utilizar.
De forma aproximada, há pelo menos 17 datas comemorativas dentro da área da saúde que você pode usar em campanhas. E esse cálculo não envolve as datas principais do ano, como o Natal, Páscoa, dia das mães, entre outras que podem ser utilizadas.
É possível aplicar diferentes ideias para a farmácia nessas datas, mas é importante que se mantenha dentro do tema. Se está comemorando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, não faz muito sentido falar sobre hepatites virais.
E dá para fazer mais de uma campanha com as várias datas? Não só é possível, como deve fazer, já que esses eventos na farmácia alavancam as vendas de tempos em tempos. Conheça agora as principais datas!
Datas comemorativas para as campanhas na farmácia
- Janeiro: Dia do Farmacêutico (20/01);
- Março: Dia Internacional da Mulher (08/03) e Dia da Saúde e da Nutrição (31/03);
- Abril: Dia Mundial da Saúde (07/04) e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04);
- Maio: Dia Internacional da Tireoide (25/05) e Dia Mundial sem Tabaco (31/05);
- Junho: Dia da Imunização (09/06) e Dia de Controle da Asma (21/06);
- Julho: Dia Mundial do Autocuidado (24/07) e Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28/07);
- Agosto: Dia de Combate ao Colesterol (08/08);
- Setembro: Dia Internacional do Farmacêutico (25/09) e Dia Mundial do Coração (29/09);
- Outubro: Dia Nacional do Idoso (01/10);
- Novembro: Dia Mundial do Diabetes (14/11);
- Dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a Aids (01/12).
Como montar as campanhas para farmácias?
Como dito antes, as ações promocionais em farmácias são recorrentemente utilizadas por varejistas para atrair a atenção dos consumidores. Porém, quando mal utilizadas, elas apenas afetam o seu fluxo de caixa.
Uma boa ação de marketing para farmácias é aquela em que os resultados superam (de forma monetária e em autoridade) os investimentos aplicados. Ela permeia o marketing (físico e virtual), a comunicação, a administração e a estratégia matemática.
Dessa forma, você já deve ter percebido a dificuldade que existe na criação de campanhas para as farmácias. Ela não pode ser feita de última hora, pois exige um extenso planejamento prévio para acontecer.
E caso realize de uma forma ruim, ainda corre o risco de construir uma imagem negativa perante o público local. Para lhe ajudar, aqui vão algumas dicas que são essenciais na montagem de uma campanha para farmácia!
Escolha momentos sazonais para a campanha
Momentos sazonais são espaços de tempo onde as vendas tendem a diminuir naturalmente. Eles são as estações do ano, como o verão e o inverno, e as datas comemorativas, como o dia das mães e as férias escolares.
Dessa maneira, são situações perfeitas para realizar ações promocionais que alavanquem as vendas. Para escolher os melhores momentos, é importante que elenque as datas-chave para o seu negócio.
A partir disso, você entende quais produtos e serviços farmacêuticos fazem mais sentido nas suas possíveis campanhas promocionais. Por exemplo, produtos mais utilizados no inverno não devem ter tanto destaque na sua loja em época de verão.
Planeje as ações promocionais
Para ter uma boa campanha, é necessário um excelente planejamento. Para começar, você deve ter um cronograma claro do que vai acontecer na campanha e em quais dias e horários.
Depois, deve estabelecer metas e objetivos que espera alcançar ao final dessa campanha. Dessa maneira, você consegue entender se ela deu certo ou foi um fracasso – de qualquer forma, será um exemplo para as próximas.
Por fim, avalie os produtos de farmácia que podem ganhar desconto e os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos. Com isso, você começa a calcular os custos que a sua campanha terá.
Crie uma estratégia de divulgação funcional
Para que a campanha atraia novos e velhos clientes, é importante montar um bom plano de marketing para a farmácia. Ele deve informar as promoções e os serviços oferecidos da melhor forma nos canais digitais e tradicionais para anúncios.
Nesses canais, é importante adotar um sentido de urgência, como “você só tem até sexta-feira para aproveitar os serviços de nutrição”.
Além disso, é essencial que conheça o seu público-alvo, para saber se ele é mais ativo na internet, no meio físico ou meio a meio. Não elabore estratégias de divulgação em veículos que não são acessados por seus clientes.
Faça publicidade no ponto de venda
As ações de marketing para farmácias já começam logo no seu ponto de venda, onde pode colocar adesivos e cartazes em locais estratégicos. É importante utilizar espaços com grande visibilidade, como as paredes, os cestões e os vidros da entrada.
Porém, não cometa o risco de causar poluição visual. Quando exagera na quantidade de anúncios, você cria confusão na cabeça do consumidor e, consequentemente, repulsa.
Crie um site e um blog para a farmácia
Para colocar em prática as ações de marketing para farmácia numa maior escala, é importante ter um site e blog profissionais. Através deles, você consegue ser mais facilmente encontrado pelo público e constrói uma imagem da marca mais forte.
Por meio do blog, por exemplo, você pode criar conteúdo de qualidade que lhe traga mais destaque nas ferramentas de busca. Nesses conteúdos, é possível preparar através de informações úteis o seu público para os dias de campanha.
Instale uma música ambiente no ponto de venda
Já pensando na campanha em si, é importante trabalhar a sonorização dentro da sua farmácia. Através das caixas de som, escolha músicas de acordo com o gosto do cliente e intercale as canções com anúncios de ofertas.
Porém, tenha cuidado com a poluição sonora dentro da loja, pois isso pode afastar o público.
Organize a campanha de saúde dentro da sua farmácia
É necessário que prepare a estrutura física para receber uma quantidade maior de clientes do que está acostumado a ter. Pense em mesas, cadeiras, salas individuais para os serviços farmacêuticos e por aí vai.
Além disso, defina de forma clara e antecipada os serviços que prestará à população nesse dia. Se a campanha é sobre diabetes, é essencial que realize aferições de pressão, testes de glicemia, análise da composição corporal, etc.
Por fim, prepare materiais educativos para entregar aos clientes, que podem ser panfletos, encartes para farmácia, entre outros.
Conclusão
O que o dono de farmácia ganha ao criar campanhas? Muitos se perguntam isso, considerando os gastos que se tem na organização e execução dos dias de campanhas. Porém, há muito a se ganhar.
As campanhas de saúde são uma ação sólida para quem buscar construir uma melhor relação com o público local e até mesmo digital. É uma forma de demonstrar o seu compromisso em melhorar a situação do público.
Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar clientes, já que você oferece promoções e serviços que eles não encontram em outros lugares. Se você entrega algo que eles precisam, os clientes percebem que você está a par do que há de urgente para resolver.
Por isso, comece a pensar nas principais campanhas para farmácias que pode realizar ao longo do ano. Prepare-as de forma antecipada, pois só assim elas serão sucessos e não prejuízos para o caixa.
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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
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