Como vender vitaminas em farmácia: confira algumas dicas
Muitos donos de farmácias e balconistas possuem dúvidas sobre como vender vitaminas em farmácia, por mais que isso possa parecer simples aos olhos do público em geral. Para auxiliar esses profissionais, tiramos todas as dúvidas neste artigo!
Tempo de Leitura: 7 min.

O aumento na procura por vitaminas e suplementos alimentares devido aos seus grandes benefícios para o bem-estar físico e mental e na prevenção de doenças.
É inegável que nos últimos anos a procura por vitaminas, nutracêuticos e suplementos alimentares aumentou sobremaneira em farmácias e drogarias. Isso se deve, em parte, à nova onda de preocupação com a saúde e ao aumento dos cuidados com o corpo.
Esse novo entendimento de que é necessário cuidar melhor da saúde, partiu de várias perspectivas diferentes, desde apelos midiáticos até os repetidos alertas de autoridades em saúde do mundo inteiro.
De toda forma, as pessoas abraçaram a ideia e estão realmente se cuidando mais, prova disso é a expectativa de vida que não para de crescer.
O uso de vitaminas e suplementos alimentares, que deve ser feito de forma controlada, não deve substituir uma alimentação saudável que seja fonte primária dessa suplementação. Porém, essa é indiscutivelmente uma prática muito benéfica às pessoas que precisam.
Através desse conteúdo você vai entender, em passos simples, como vender vitaminas em farmácia, alcançando o público interessado que está em seu entorno!
Antes de tudo, tome cuidado com a parte técnica
Algumas pessoas não sabem, mas antes de incluir vitaminas na lista de produtos vendidos na farmácia que vai abrir ou que já gerencia, o empreendedor precisa se atentar a alguns detalhes técnicos.
Listamos alguns desses pormenores logo abaixo. Veja!
Conheça a RDC 586/13
A Resolução Nº 586 de 2013, expedida pelo Conselho Federal de Farmácia, precisa ser o livro de cabeceira de quem quer saber como vender vitaminas em farmácia.
Isso porque esse documento é a principal regulamentação em torno da prescrição e da venda controlada de medicamentos, nutracêuticos, vitaminas e qualquer outro produto vendido para consumo em farmácias e drogarias.
Nele, o farmacêutico responsável e os seus assistentes, inclusive balconistas de farmácia que podem não ter formação na área, vão saber indicar quais são os produtos corretos para cada tipo de cliente.
No caso de pessoas que estejam em busca de vitaminas, por exemplo, é importante informar sobre efeitos colaterais de determinado suplemento e, em alguns casos, pedir receitas que comprovem a necessidade de fazer uso de complementos vitamínicos.
Assim, se você quer vender vitaminas em sua farmácia, jamais deixe de ter uma cópia da RDC 586/13 impressa para consulta, além de examinar todo o conteúdo deste indispensável documento.
Tenha em mente que vitaminas não são medicamentos convencionais
Diferente do que pensam muitos leigos e até profissionais da área farmacêutica, as vitaminas vendidas em drogarias não são exatamente medicamentos, e isso precisa ser ressaltado.
Conforme destaca a Portaria Nº 32 de 1998, do Ministério da Saúde, existe a seguinte distinção para produtos vitamínicos vendidos em farmácias:
- Vitaminas e suplementos: são compostos à base de vitaminas diversas que têm a sua Ingestão Diária Recomendada (IDR) entre 25% e 99%;
- Medicamentos à base de vitaminas: compostos que têm IDR de 100% ou superior.
Frente a isso, aprender como vender vitaminas em farmácia passa por saber indicar corretamente o que é uma vitamina e o que são medicamentos à base de vitaminas, que existem em grande quantidade.
Concentre-se na prescrição
No primeiro subtópico dessa lista nós citamos a RDC 586/13 e explicamos para o que ela serve. Agora, queremos reforçar a importância de saber prescrever corretamente compostos vitamínicos.
No entanto, vale destacar que vitaminas, aminoácidos, proteínas isoladas e outros tipos de suplementos não precisam de prescrição médica. Ou seja, podem ser comprados sem receita.
Contudo, na hora de vender uma vitamina, o farmacêutico, ou o balconista da farmácia, precisa estar por dentro da Resolução Nº 656 de 2020, expedida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Esse documento sacramenta, entre outras coisas, as regras para prescrição de suplementos alimentares e reposição de vitaminas, feita por nutricionistas.
Dessa forma, o profissional que estiver vendendo a vitamina precisa observar para o que ela serve, analisando também eventuais receitas que o cliente estiver em mãos.
Essa medida é uma precaução contra problemas que venham acontecer durante o uso do produto. Afinal, vitaminas também podem causar intoxicações se forem ingeridas em excesso.
Por outro lado, porém, é importante dizer que medicamentos à base de vitaminas, estes sim, precisam de uma prescrição médica propriamente dita para serem vendidos em farmácias.
Vale a pena vender vitaminas em farmácias?
De antemão, é possível dizer que sim, vale bastante a pena incluir vitaminas e suplementos entre os produtos de farmácia.
Como citamos anteriormente, o consumo desse tipo de mercadoria está cada vez mais popular por causa da alta procura motivada por uma tomada de consciência sobre os cuidados com a saúde.
Além disso, hoje em dia existem, como sempre existiram, muitas pessoas que carregam doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Esses indivíduos frequentemente precisam de suplementação alimentar, devido aos desequilíbrios causados pelas doenças que carregam.
É importante falar também sobre jovens adultos e pessoas de meia idade que possuem uma rotina pesada, onde não encontram tempo para cuidar da própria alimentação.
Esses indivíduos frequentemente são acometidos pela falta de algum nutriente importante, precisando, portanto, suplementar aquele composto de alguma forma.
Como você pode ver, público para o consumo de vitaminas não falta, basta saber atraí-lo da forma correta.
Dicas de como vender vitaminas em farmácia
Até aqui você ficou sabendo sobre os pormenores mais burocráticos que envolvem a venda de vitaminas em farmácias. Explicamos ainda porque vale a pena vender esses produtos.
Agora, reunimos algumas dicas que, além de tudo, também servem como insights de como agregar vendas em farmácia de uma forma geral.
Continue lendo com atenção!
Invista pesado em propaganda
Assim como todo e qualquer produto ou serviço vendido em farmácias, as vitaminas precisam ser divulgadas em propagandas e ações de marketing coordenadas.
Inclusive, as ações promocionais em farmácias podem se utilizar dos benefícios de vitaminas e suplementos alimentares. Afinal, esse é o principal apelo desses produtos.
Veja algumas boas opções de ações de marketing para impulsionar a venda de vitaminas em farmácias:
- Criar encartes farmácia e distribuí-los em locais de grande circulação de pedestres;
- Criar campanhas de tráfego pago para redes sociais;
- Investir em totens, banners e faixas para a frente da farmácia, para atrair os clientes e encorajá-los a entrar e comprar um suplemento vitamínico;
- Montar ações de marketing coordenadas em datas específicas e usar as vitaminas como carros-chefe. Como exemplo, em março, o mês da mulher, polivitamínicos benéficos à saúde feminina podem ser oferecidos de forma insistente;
- Entre outras ações.
Conheça os benefícios das vitaminas vendidas e informe-os aos clientes
Como citamos no subtópico anterior, aprender como vender vitaminas em farmácia passa por saber divulgar os benefícios desses produtos em campanhas de marketing.
Portanto, estude sobre cada tipo de vitamina que é vendido em sua farmácia e instrua a sua equipe sobre como oferecê-lo.
Bem como, durante as campanhas envolvendo as vitaminas, use palavras-chave que despertem o interesse do cliente.
Por exemplo, se determinado composto vitamínico é um suplemento de cálcio, apelar para a necessidade de pessoas com osteoporose, doença óssea provocada pelo déficit de cálcio, pode impulsionar as vendas do produto.
Organize os expositores onde as vitaminas estão
Existe um grande fato sobre farmácias: elas precisam estar impecavelmente limpas e organizadas.
Portanto, saber como vender vitaminas em farmácia e conseguir melhores resultados passa por uma perfeita organização dos expositores onde esses produtos estiverem.
Algumas dicas para uma boa organização são as seguintes:
- Crie categorias para as vitaminas;
- Divida as gôndolas, marcando-as em cores diferentes;
- Distribua cartões e cartazes com informações sobre os produtos;
- Só deixe nos expositores produtos com embalagens novas.
A organização não apenas atrairá mais clientes, como também agregará valor às vitaminas.
Tenha um atendimento capacitado
Não há como vender vitaminas em farmácia sem que haja um bom atendimento nessa área.
Os atendentes do estabelecimento precisam ter informações sobre esses produtos, mesmo que precisem consultá-las.
Além disso, é imprescindível ser empático, atencioso e prestativo, principalmente com idosos, que são um grande público consumidor de vitaminas e suplementos alimentares.
Por isso, invista também na capacitação das pessoas que atendem a clientela da sua farmácia, pois isso pode fazer toda a diferença.
Monte um bom mix de mercadorias
Definitivamente, não ter uma boa variedade de vitaminas na farmácia pode atrapalhar bastante as vendas.
Para mudar isso, invista na variedade desse tipo de produto em sua farmácia. Esteja abastecido com polivitamínicos, suplementos proteicos, suplementos de aminoácidos, suplementos de minerais, entre muitos outros.
Assim, pessoas de vários públicos diferentes podem se tornar clientes do seu estabelecimento, desde idosos que têm déficit de sais minerais até atletas que precisam fazer a reposição de proteínas.
Use depoimentos positivos para atrair mais clientes
As vitaminas sempre estão entre os produtos mais vendidos em farmácia, e isso é devido aos inegáveis benefícios que esses produtos trazem aos consumidores.
Assim, para entender como vender vitaminas em farmácia e conseguir alavancar esse setor do seu negócio, invista na captação de depoimentos sobre benefícios alcançados por seus clientes.
Esses relatos podem ser usados em propagandas e materiais promocionais para vender ainda mais suplementos vitamínicos.
O que você achou desse conteúdo?
Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
Obrigada pelo conteúdo!
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