O que é o serviço de consultoria farmacêutica e por que ele se mostra tão essencial para os negócios atuais?
A consultoria farmacêutica serve para aconselhar e auxiliar os donos de farmácia na realização de seus serviços. Através de sua prática e experiência no assunto, o consultor otimiza o rendimento como um todo da farmácia..
Tempo de Leitura: 6 min.
![Consultoria farmaceutica consultoria farmaceutica](https://gruponrdrogarias.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Consultoria-farmaceutica.png)
O consultor farmacêutico deve ser capaz de ler o cliente, ou seja, suas preocupações, visão de mercado e os problemas reais da farmácia.
Um profissional que tem estado cada vez mais em alta é o consultor empresarial. E dentro das farmácias, a consultoria farmacêutica tem sido cada vez mais praticada e não só na otimização dos processos.
Um bom consultor farmacêutico é capaz de abarcar todas as necessidades do seu negócio, lhe ajudando a entender como administrar uma farmácia. Dessa forma, é possível falar em diferentes tipos de consultoria para farmácias e drogarias.
Mas vamos do começo, o que é e o que faz a consultoria farmacêutica? Prossiga com a leitura do artigo e veja como aprimorar o seu negócio e aumentar o rendimento dele!
O que é e o que faz a consultoria farmacêutica?
A consultoria é a prestação do serviço profissional de um consultor, alguém que aconselha e auxilia na realização de atos através de informações. Para isso, ele apresenta experiência e prática dentro do segmento de mercado.
Sendo assim, a consultoria farmacêutica é o assessoramento para farmácias, feita para aprimorar a qualidade do serviço dos profissionais da área. Ela funciona em três etapas gerais:
- Levantamento geral dos diversos aspectos da farmácia
- Busca por falhas
- Proposta de melhorias
Além disso, o consultor empresarial para farmácias também serve como fonte de informações para o empresário. Com base em sua experiência de mercado, ele pode tirar diversas dúvidas importantes para o seu negócio.
E sua atuação não se restringe apenas aos medicamentos, mas também aos outros departamentos da farmácia e drogaria, como cosméticos e alimentos. Dessa forma, a consultoria é um serviço completo.
O que faz uma consultoria farmacêutica?
Em geral, a consultoria empresarial tem 4 funções principais: aumentar a receita, reduzir os custos, garantir a sustentabilidade do negócio e reduzir os riscos. Dentro do varejo farmacêutico, ela tem 3 funções mais específicas.
A primeira é a otimização dos serviços ofertados ao cliente, que começa com o diagnóstico da farmácia ou drogaria. A partir do levantamento, se entende o que pode ser feito para adequar os processos farmacêuticos.
A segunda é a adequação dos processos sanitários e a personalização do atendimento aos clientes. Basicamente, é possível avaliar a necessidade e o conjunto de medicamentos ofertados.
Segundo a Lei 13.021/2014, farmácias podem realizar a orientação sanitária e assistência de saúde individual e coletiva. Dessa forma, um consultor pode analisar as interações medicamentosas e personalizar a dispensação dos medicamentos.
Por fim, além do auxílio para fidelizar os clientes da drogaria, o consultor melhora o atendimento farmacêutico atualizando a equipe sobre a indústria. Assim, a equipe está a par do que fazer para ser a melhor.
Como funciona a consultoria financeira para farmácias e drogarias?
A consultoria financeira é um dos principais tipos de consultoria praticados em farmácias e drogarias. Ela evita processos onerosos que podem pôr em risco a sobrevivência da farmácia num mercado tão competitivo.
Esse tipo de consultoria é importante para a análise de processos em andamento e para o planejamento de ações que promovam o negócio. O consultor financeiro apresenta 4 objetivos específicos:
- Maximizar o uso dos recursos financeiros e de outros ativos dentro da farmácia
- Aumentar a lucratividade do negócio
- Promover o acesso ao crédito
- Focar na gestão de valores e patrimônios
Fora isso, a consultoria financeira existe para avaliar os processos que não apresentam retorno financeiro para a empresa. Dependendo de sua importância na cultura organizacional, o processo pode ser eliminado ou otimizado.
E não para por aí, podendo ser citadas mais algumas atividades que a consultoria financeira pode executar.
Quais são as atividades da consultoria financeira na farmácia?
- Planejamento e controle financeiro
- Gestão do fluxo de caixa farmacêutico
- Precificação dos produtos
- Manutenção da curva ABC de medicamentos
- Investimento em ativos de alto potencial de rendimento financeiro
- Acompanhamento em negociações dentro do associativismo de farmácia
Como funciona a consultoria de marketing farmacêutico?
Para o mercado atual, a consultoria de marketing farmacêutico é outra das mais importantes. Antes da pandemia, o marketing digital já vinha crescendo, mas com a chegada dela, seu papel se solidificou para farmácias e drogarias.
Segundo pesquisa da Criteo, 56% dos consumidores compraram pela primeira vez num e-commerce durante a pandemia. Desses, 94% pretendiam manter o hábito após o fim desse período.
Isso revela a necessidade do marketing digital para farmácias e drogarias, porém, há um problema: muitas empresas sem conhecimento técnico se arriscam no meio digital e acabam desperdiçando dinheiro e tempo.
Nesse momento, se faz necessária a consultoria de marketing farmacêutico e o seu conhecimento de marketing digital. Através do marketing online, é possível alcançar o SEO Local, que é um dos principais objetivos para farmácias.
E o que significa isso? Prossiga com a leitura e vamos nos aprofundar nisso!
Marketing digital e SEO Local para farmácias e drogarias
Por meio do marketing digital, a sua farmácia ou drogaria pode ganhar mais destaque nas buscas do Google, principalmente pelo SEO Local. O destaque local se trata do sucesso em pesquisa por lojas próximas ao cliente.
Por exemplo, digamos que o cliente busque por farmácias no Google. As primeiras respostas do mecanismo de busca são os empreendimentos mais próximos da sua localização. E conforme é melhor seu marketing, mais alta é sua posição.
Segundo um estudo da Backlinko, o 1º resultado orgânico do Google é responsável por receber 31,73% dos cliques. O segundo recebe 24,71% e o terceiro, 18,66%. Basicamente, vale muito a pena melhorar o seu posicionamento no Google.
Conclusão
A consultoria é um serviço em alta no momento, principalmente para farmácias e drogarias. Através dela, é possível aumentar os rendimentos e melhorar os processos internos do estabelecimento, melhorando o atendimento.
Os principais benefícios desse tipo de serviço são:
- Aumento nas vendas
- Otimização dos processos
- Atendimento aos requisitos legais do negócio
- Melhor gestão de estoque
Ao colocar esse serviço em prática, você aprimora as compras na farmácia, pois o atendimento se torna personalizado e otimizado. E não para por aí, já que o serviço ajuda até mesmo a contratar funcionários para a farmácia.
Como disse lá em cima, a consultoria presta mais do que a otimização dos processos da farmácia e drogarias. Ela aprimora todos os aspectos possíveis do negócio, desde a contratação de funcionários ao atendimento do cliente.
O que você achou desse conteúdo?
Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
Adorei ler este conteúdo e gostaria que me pudessem mandar em pdf
Olá Elias, pode baixar PDF através do link:
https://gruponrdrogarias.com.br/o-que-e-o-servico-de-consultoria-farmaceutica/