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9 ideias para farmácia que vão ajudar nas suas vendas

As ideias para farmácia devem promover o aumento de vendas sem mexer com a ética de um estabelecimento de saúde. Essas ideias aprimoram desde a bancada da farmácia até o marketing digital, do atendimento presencial ao online.

18 ago 2022

Tempo de Leitura: 7 min.
ideias para farmacia

Apenas 16% da população vê a farmácia como um estabelecimento de saúde. (fonte: Datafolha/ICTQ)

Aumentar as vendas, concretizar a fidelização de clientes, melhorar o ticket médio… são muitas as preocupações para o dono de farmácia. Para superar os concorrentes de maneira ética, é necessário ter boas ideias para farmácia nesse momento.

No Brasil, já são contabilizados mais de 87 mil farmácias e drogarias, um número que apenas aumenta. Para se destacar nesse meio, é necessário inovar na comunicação, na gestão, nas vendas e em vários outros aspectos do ponto de venda.

Porém, nós sabemos o quão difícil é ter novas ideias. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas de farmácia que vão lhe ajudar!

Quais são as principais ideias para farmácia?

As dicas de farmácia têm o objetivo claro de desenvolver diferenciais competitivos entre o seu negócio e o dos concorrentes. Muitas delas já são bastante praticadas no mercado, principalmente porque trazem resultados de fato.

Por isso que as ideias para farmácia disponíveis na internet são um caminho perigoso. Apesar de funcionarem em muitos casos, em tantos outros, já é algo defasado no mercado e que te deixa atrás dos concorrentes.

Dessa forma, a primeira dica costuma ser: se o seu concorrente já faz isso, altere um elemento da ideia, aplique em outro setor do estabelecimento ou combine essas duas ações numa só.

A sua farmácia deve ser mais do que um simples dispensador de medicamentos, ela deve ser de fato um estabelecimento de saúde. A ideia é não só mudar o seu negócio, como também fazer essa mudança ser perceptível para o público.

Então, como agregar vendas em farmácia? Confira algumas dicas e ideias que vão lhe ajudar!

1. Tenha canais de atendimento para todas as gerações

Gerações passadas são mais acostumadas a comprar presencialmente no seu ponto de venda. Porém, as gerações mais novas, como a Y e a Z, são formadas por pessoas nascidas após o advento da internet.

Por isso que é necessário aprimorar todos os canais de atendimento possíveis:

  • O atendimento presencial na bancada
  • Por telefone
  • Por WhatsApp, Facebook, Instagram e até Twitter
  • Pela loja virtual ou aplicativo de delivery online

De todas as ideias, a criação de uma loja virtual é uma das principais dicas de farmácia. Caso esteja pensando em montar uma rede de farmácias, ter uma loja online é essencial para melhorar as vendas e também aumentar a autoridade do seu negócio.

2. Faça com que o seu estabelecimento seja uma farmácia delivery

Com a maior popularidade dos aplicativos de delivery, como o iFood e o Uber Eats, as pessoas se interessaram por esses serviços também para medicamentos. Dessa forma, a ideia de uma farmácia delivery pode ser bastante lucrativa para o seu negócio.

E como agregar vendas em uma farmácia delivery? É necessário estudar inicialmente a capacidade do seu negócio e a região de atuação para montar um planejamento. Além disso, é importante estabelecer todo o aparato logístico:

  • Motos
  • Maquininhas de cartão
  • Custo com combustível
  • Motoristas
  • Equipamentos de segurança

É possível montar a sua própria frota ou então terceirizar o serviço para motoboys de fora!

3. Diversifique o máximo que pode na lista de produtos vendidos na farmácia

A lista de produtos vendidos na farmácia deve ser bastante diversificada e bem organizada nas prateleiras. O seu mix de produtos deve ser bem dividido em categorias, sendo que as categorias similares precisam ser colocadas lado a lado.

Além disso, é importante que coloque os produtos de uso mais frequente próximos ao caixa. Alguns dos produtos mais comuns são chicletes, remédios de uso comum, lâminas de barbear, etc.

Por fim, se atente à sazonalidade de certos itens. Alguns deles vendem mais em certas estações ou épocas comemorativas – e você precisa destacar eles nas prateleiras quando esses períodos chegarem.

4. Explore a possibilidade de parcerias

Lojas de cosméticos e salões de beleza já utilizam a muito tempo das parcerias para aumentar as suas quantidades de clientes. A sua farmácia pode realizar parcerias com academias, pessoas jurídicas e outros segmentos.

A ideia é que você ofereça descontos aos colaboradores e clientes desses estabelecimentos, o que é uma maneira mais rápida de fidelização. Afinal, eles vão preferir comprar numa farmácia mais barata.

5. Tenha um canal de críticas e elogios

Um canal de comunicação entre a sua loja e os clientes é essencial para fortalecer a experiência de compra do consumidor. Na verdade, é importante não só um canal de comunicação, mas mais de um disponível na rede de farmácias.

Esses canais devem estar presentes nas redes sociais, por telefone, pelo site da farmácia e até por e-mail, se possível. Neles, um atendente fica responsável por receber os elogios, críticas, sugestões e dúvidas, respondendo-os o mais rápido possível.

Além disso, esses mesmos canais podem ser utilizados para o envio de mensagens em datas especiais, como no aniversário do cliente.

6. Realize alguns eventos na farmácia

Quando se fala em eventos na farmácia, se fala em ações nas datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa e no aniversário dos clientes. Esses eventos têm mais atenção do que os outros dias e são ótimos para aumentar as vendas.

E como fazê-los? É importante que realize algumas ações de marketing e que trace as campanhas para a farmácia antecipadamente. Ao preparar o cliente para o evento, fica fácil de ter mais pessoas marcando presença nos dias especiais.

Para melhor acompanhar esses dias especiais, você pode seguir o calendário oficial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além das datas principais, você também pode acompanhar as datas locais que são importantes para a cidade.

7. Tenha dias de atenção farmacêutica gratuita

Dias de atenção farmacêutica gratuita também são eventos na farmácia, pois atraem mais pessoas e contribuem para a sua imagem local. Nesses dias, você pode oferecer:

  • Aferição de pressão
  • Medição da glicemia
  • Orientação sobre o uso correto dos medicamentos
  • Informações sobre o calendário de vacinação
  • Etc

Por meio da atenção farmacêutica, você consegue identificar mais o seu espaço como um estabelecimento de saúde para o público!

8. Aposte no marketing local

Também conhecido como geomarketing, o marketing local é uma técnica que utiliza da geografia do estabelecimento de saúde para atingir os consumidores mais próximos. Dessa forma, as campanhas para farmácia são mais localizadas e específicas.

Isso pode ser feito tanto como marketing tradicional, através de banners e materiais publicitários físicos, como pelo marketing digital para farmácias. Por meio das redes sociais e dos mecanismos de busca, é possível localizar a sua publicidade.

Dessa forma, mesmo nos canais digitais, você consegue produzir campanhas voltadas para o público específico da sua cidade ou bairro.

9. Invista no marketing digital para farmácias

Se você trabalha o marketing local, também deve desenvolver o marketing digital para a farmácia. Ao realizá-lo, fica mais fácil de aparecer com destaque nos resultados do Google ou nas pesquisas em redes sociais.

Após a pandemia, é um erro crasso ignorar a importância da presença online, pois os clientes passaram a comprar mais pela internet. Para começar a criar essa presença, você deve ter um planejamento que inclua:

  • Um site profissional e um blog, ambos construídos com técnicas de SEO
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp)
  • E-mail (e-mail marketing ainda é uma forte ferramenta)
  • Marketing de conteúdo (conteúdo em blog é a melhor forma de alcançar melhores posições na página de resultados do Google)
  • Etc

Com isso, você aumenta o ticket médio no principal canal de vendas: a internet!

Conclusão

O mercado das farmácias e das drogarias continua em expansão, o que é, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia para você. É uma boa notícia, pois você se encontra num cenário propício para agregar vendas ao seu estabelecimento de saúde.

Também é uma má notícia, pois significa que outras farmácias também estão se aproveitando desse mesmo cenário. Sendo assim, a projeção é que a sua concorrência apenas aumente, o que vai exigir mais ideias inovadoras de sua parte.

Nesse artigo, lhe trouxemos 9 ideias para farmácia que podem lhe ajudar a superar os desafios da concorrência. Porém, essas ideias devem ser adaptadas para a sua realidade, principalmente se os seus concorrentes já as aplicam.

Por isso é importante realizar o monitoramento das ações aplicadas em farmácia, de forma a entender se estão trazendo resultados. Dessa maneira, você consegue ver se as ideias para farmácia estão realmente funcionando no contexto dos seus negócios!

    O que você achou desse conteúdo?

    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

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