fbpx

28 out 2024 | Gestão

Vida de Gestor de Farmácia

Tempo de Leitura: 4 min.

BASEADO EM FATOS REAIS

Planejamento Financeiro

“Mais um mês que vou ter que colocar meu próprio dinheiro”

Disse Luiz Carlos, ao vendedor de uma distribuidora de medicamentos que atende a região metropolitana de Curitiba.

Luiz Carlos é proprietário de 2 farmácias em Curitiba há mais de 6 anos, que mesmo com sua experiência no mercado, continua enfrentando problemas recorrentes de fluxo de caixa.

Naquele dia, Luiz Carlos percebeu que tinha mais de R$ 320.000 em produtos de curva D, que estavam parados há mais de 90 dias. Produtos que, em vez de girar, estavam ocupando espaço e drenando seus recursos.

Ele balançou a cabeça e pensou consigo mesmo:

“Isso não pode continuar assim. Preciso de uma solução urgente para a minha gestão de estoque, para evitar esse tipo de problema e finalmente melhorar meu fluxo de caixa.”

 

Foi aí que em ele conheceu Wendel, diretor do Grupo NR Drogarias, em uma feira de negócios, que o aconselhou:

“Agora você precisa liquidar esse estoque de curva D o mais rápido possível. Faça campanhas agressivas, venda com descontos, mesmo que seja a preço de custo ou até abaixo. O importante agora é gerar caixa, porque a possibilidade de lucro com esses produtos já se perdeu. O mais crucial: não re-compre esses itens no futuro.”

 

Wendel complementou:
“O que vejo frequentemente é que muitos gestores focam em repor produtos de pouca saída e acabam com escassez dos produtos de curva A, aqueles que realmente vendem. A maioria só percebe o erro quando os produtos estão perto da validade ou quando o fluxo de caixa entra em colapso.”

 

Depois dessa conversa, Luiz Carlos não hesitou. Ele firmou uma parceria com o Grupo NR Drogarias, que ofereceu todo o suporte necessário, incluindo estratégias de vendas e ferramentas de gestão de estoque personalizadas para sua farmácia. Pela primeira vez, Luiz sentiu que estava no controle.

Agora, Luiz Carlos tem clareza total, ele sabe:

  • Os produtos que estão no estoque e que simplesmente não vendem.
  • Os itens de alta demanda, cujo estoque precisa ser reabastecido regularmente para evitar rupturas.

Alguns dias atrás, Luiz nos chamou para uma videochamada, e com um sorriso que não conseguia disfarçar, disse:

“Mudou completamente! Hoje, tenho controle total sobre a operação das minhas lojas, e principalmente, meu fluxo de caixa não é mais um problema. Percebi o quanto é fundamental ter parceiros que entendem do meu negócio e me ajudam a gerenciar o estoque. Isso reflete diretamente no meu faturamento e lucro!”

Auxiliamos o Luiz com diversas estratégias, mas o maior diferencial neste caso foi nosso Power BI Exclusivo, que garantiu uma visão clara e precisa do estoque e do fluxo de vendas. Quer descobrir mais sobre as estratégias de gestão de estoque de curvas A, B, C e D e como implementá-las no seu negócio?

7

* Apesar desta história ser baseada em fatos reais, criamos nomes fictícios para preservar a identidade de nossos clientes.

Deixe seu comentário sobre este caso

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *