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6 dez 2024 | Gestão

Vida de Gestor de Farmácia

Tempo de Leitura: 3 min.

BASEADO EM FATOS REAIS

Planejamento Financeiro

Número de vendas média diária caindo nos últimos 4 meses

 

Valdomiro administra três farmácias no Rio de Janeiro. Após 4 meses de queda no número de vendas média diária, percebeu que precisava tomar medidas para reverter a situação. 

Embora a margem de lucro tivesse aumentado nos últimos meses, o volume de vendas diminuía constantemente, impactando o negócio como um todo.

Buscando soluções, Valdomiro consultou Wendel, diretor do Grupo NR Drogarias com vasta experiência no setor farmacêutico. 

Wendel, após analisar os relatórios de vendas e o cenário do mercado, disse: 

“Valdomiro, você está se concentrando na métrica errada. A margem de lucro é importante, mas o número de vendas diárias é o coração do seu negócio.  As pessoas podem cortar gastos, optar por marcas mais baratas, mas não podem deixar de comprar.”

 

“Perder vendas é como perder um pedaço do seu patrimônio, tijolo por tijolo.” 

A analogia atingiu Valdomiro como um soco no estômago.  Ele havia se concentrado tanto em manter a margem de lucro que se esquecera do fundamental: atrair e manter clientes.

A partir daí, Valdomiro e o Grupo NR Drogarias iniciaram uma parceria estratégica.  A equipe de Wendel realizou uma análise detalhada da concorrência, identificando oportunidades de melhoria e estratégias para atrair e fidelizar clientes.  

 

Implementaram um sistema de gestão de estoque mais eficiente, otimizando a disponibilidade dos produtos, aumentando a conversão de vendas e reduzindo as perdas.  

 

Além disso, investiram em treinamento da equipe de vendas, visando um atendimento mais personalizado e focado na satisfação do cliente. 

Após o treinamento, o time do Valdomiro aumentou significativamente a sua média de itens por venda, fazendo com que aumentasse ainda mais o ticket médio.

Com o passar do tempo, as estratégias implementadas começaram a surtir efeito.  As vendas diárias aumentaram gradativamente, o fluxo de clientes nas farmácias voltou a crescer e o clima de otimismo retornou.

Valdomiro reconheceu a importância da consultoria e o valor de acompanhar de perto todos os indicadores do negócio, especialmente o número de vendas diárias. 

A experiência, embora desafiadora, proporcionou um aprendizado valioso e permitiu que Valdomiro tivesse um crescimento sustentável e se preparasse para os desafios futuros com mais segurança e conhecimento.

Quer descobrir mais sobre as estratégias e como implementá-las no seu negócio?

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* Apesar desta história ser baseada em fatos reais, criamos nomes fictícios para preservar a identidade de nossos clientes.

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