Projeto de Farmácia: O que é importante e quais suas etapas
O projeto da farmácia engloba várias aspectos e etapas: duas delas são a etapa operacional e a outra é a etapa legal.
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![Projeto de Farmacia2 projeto de farmacia](https://gruponrdrogarias.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Projeto-de-Farmacia2.png)
A abertura de uma farmácia deve garantir não só o seu surgimento, como também a sua manutenção como um negócio lucrativo no longo prazo.
O mercado farmacêutico é bastante competitivo e lucrativo: em 2018, cresceu 11%, segundo a Interfarma, e apresenta tendência de maior crescimento com os anos. E segundo a Febrafar, há uma quantidade aproximada de 81,6 mil farmácias no Brasil.
Se você não estiver preparado para o mercado, facilmente é engolido por ele em poucos anos. Prosseguindo com a leitura, você vai entender mais sobre como montar um projeto de farmácia inteligente que faça o consumidor se sentir bem.
Como montar o projeto da farmácia em si?
Você deve pensar nos principais fatores de uma farmácia ou drogaria, como:
- Fluxo de compra: os móveis devem ser montados de forma que o cliente se interesse por outros produtos além dos que procurava. As gôndolas devem ser mais longas e as categorias de produtos precisam ser bem posicionadas;
- Gerenciamento por categoria: um projeto inteligente apresenta a organização de diversos produtos por apresentação e relação entre itens. Além de separar bem nas gôndolas, é necessário deixar próximos os produtos relacionados;
- Móveis modulares: a presença dos móveis modulares permite que altere a posição dos produtos conforme a quantidade de buscas pelos clientes. Prateleiras, gancheiras e gôndolas possibilitam esses ajustes que otimizam os lucros;
- Mobiliário: móveis de qualidade são essenciais, pois são mais duráveis e mais inteligentes, proporcionando resultados 30% maiores.
Entendido isso, podemos partir para a etapa operacional!
Projeto de farmácia: etapa operacional
O primeiro passo na etapa operacional é a elaboração do plano de negócios. Ele se trata de um documento que descreve o seu negócio, os objetivos e o caminho que será percorrido para alcançá-los. Dessa forma, traz uma visão mais ampla do estabelecimento.
Nele, são abordados os detalhes que sustentam a abertura da farmácia, como:
- Capital;
- Estrutura física (os setores de uma farmácia), com mobiliário e equipamentos;
- Público-alvo;
- Produtos e serviços;
- Local de funcionamento;
- Divulgação da empresa.
Através desses pontos, o empresário pode descobrir qual é a viabilidade da sua farmácia sobre diferentes pontos de vista: mercadológico, operacional, estratégico, financeiro, de divulgação, etc.
Por isso que o plano de negócios é considerado um guia, apontando para o empresário o que deve ser discutido e estabelecido. Vamos ver cada um desses pontos para entender como organizar uma farmácia!
1. Identificação do capital
Identifique qual é o capital disponível para a abertura da farmácia e para mantê-la funcionando nos primeiros meses. Relacione todas as despesas numa tabela, como imóvel, equipamentos, instalações, documentação, funcionários, produtos, etc.
Depois, separe uma parte do capital para imprevistos e também para o capital de giro a ser utilizado nos primeiros meses de operação.
2. Estrutura física da farmácia
A farmácia ou drogaria deve apresentar uma área mínima de 20 m² para a dispensação e de 3 m² para a realização de serviços, caso haja. Os principais setores de uma farmácia são:
- Área de atividades administrativas;
- Balcão de farmácia;
- Ambiente de armazenamento dos produtos;
- Área para a dispensação dos medicamentos;
- Etc.
Quanto à mobília e aos equipamentos, a escolha depende do modelo farmacêutico adotado para a sua loja. Dessa forma, você precisa ter um layout de farmácia pequena ou layout interno de drogarias para servir de referência.
3. Público-alvo
O seu público-alvo deve ser estabelecido, de forma a montar o mix de produtos e serviços ideal na sua loja. Além disso, esse conhecimento permite a elaboração de estratégias de venda mais eficientes.
4. Produtos e serviços
Para definir o seu mix de produtos, é importante saber quais são as necessidades e desejos dos consumidores e também atender à legislação. Segundo a Lei Estadual 12.623/2007 e IN 9/2009, é permitida a comercialização de:
- Medicamentos;
- Plantas medicinais;
- Drogas vegetais;
- Cosméticos;
- Perfumes;
- Produtos de higiene pessoal;
- Produtos médicos;
- Produtos para diagnóstico in vitro;
- Alimentos especiais.
Quanto aos serviços, segundo a RDC 44/2009, é permitido para as farmácias e drogarias licenciadas pela Vigilância Sanitária a prestação de serviços farmacêuticos.
5. Local de funcionamento
Antes de definir o local de funcionamento, você deve:
- Se certificar de que ele atende às necessidades operacionais;
- Ver se está em zona de risco;
- Saber se está legalizado e regularizado nos órgãos públicos municipais;
- Saber se os pagamentos do IPTU estão em dia.
6. Divulgação da farmácia
Por fim, separe o orçamento para a divulgação da farmácia em diferentes canais físicos e online. A divulgação transmite a sua primeira imagem para o cliente, indo da vitrine da farmácia até o site online e as redes sociais.
Projeto de farmácia: etapa legal
Na etapa legal do projeto, são apresentados os passos para a constituição legal da empresa. Nela, é abordada a legislação para a abertura da farmácia, as regras e também os documentos para abrir uma farmácia.
É importante se atentar a esses passos, de forma que não gere nenhum problema jurídico no início do projeto ou no futuro. Em muitos casos, é indicada a presença de um contador especializado no mercado farmacêutico para uma abertura segura e sem problemas.
Os passos são:
- Identificação do tipo de atividade
- Escolha da natureza jurídica
- Definição do porte da empresa
- Escolha do nome da empresa
- Criação do CNPJ
- Elaboração do Contrato Social
- Reunião dos documentos para abrir uma farmácia
- Registro nos órgãos competentes
Agora que sabe o passo a passo, é momento de nos aprofundarmos em como eles ocorrem!
1. Identificação do tipo de atividade
O primeiro passo é a identificação do tipo de atividade prestada pelo estabelecimento. Há três possíveis, que são indústria, comércio e serviços – a farmácia ou drogaria se encaixa no segundo tipo.
2. Escolha da natureza jurídica
A escolha do enquadramento jurídico da sua farmácia define a natureza jurídica dos seus serviços. Cada tipo apresenta diferentes formas de aplicação das normas e de tributos cobrados. Alguns deles são:
- Empresário Individual (EI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Sociedade Limitada (LTDA);
- Sociedade Anônima (SA).
3. Definição do porte da empresa
Após se enquadrar numa categoria jurídica, é importante definir o porte da empresa, ou seja, o seu faturamento bruto:
- Como Microempreendedor Individual (MEI), o faturamento máximo deve ser de R$ 81 mil por ano;
- Como Microempresa (ME), o faturamento máximo ao ano é de R$ 360 mil;
- Como Empresa de Pequeno Porte (EPP), o faturamento anual mínimo e máximo é de R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, respectivamente.
- Como Média e Grande Porte, o faturamento anual pode ser acima de R$ 4,8 milhões.
4. Escolha do nome da empresa
Depois, é necessário definir o nome da empresa, que vai ajudar a estabelecer a Razão Social e o Nome Fantasia. A Razão Social é o nome de registro da empresa perante a legislação para a abertura de farmácia. Ela é obrigatória para notas fiscais, documentos legais, contratos, etc, e é registrada na Junta Comercial mediante o pagamento de uma taxa.
Já o Nome Fantasia é opcional, sendo o nome comercial que aparece para o público na fachada da farmácia, por exemplo. Para registrá-lo, você deve se dirigir ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
5. Criação do CNPJ
Após a definição do nome, você deve realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal. Junto disso, precisa escolher um regime de tributação, que é o sistema de cobrança de impostos para o CNPJ.
6. Elaboração do Contrato Social
Para registrar a sociedade da farmácia, é necessário apresentar um Contrato Social na Junta Comercial, que se trata da “certidão de nascimento” da empresa. Caso queira obter a personalidade jurídica como empresário, é necessário apresentar declaração própria.
7. Reunião dos documentos para abrir uma farmácia
Os principais documentos que precisa reunir para abrir uma farmácia são:
- Fotocópia autenticada de RG e CPF (de todos os sócios)
- Fotocópia do IPTU do imóvel onde será o estabelecimento;
- Fotocópia do contrato de compra e venda, de locação ou declaração do proprietário;
- Folha espelho do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física);
- CNPJ;
- Fotocópia simples do comprovante de residência;
- Alvará de funcionamento.
8. Registro nos órgãos competentes
O último passo na legislação para a abertura da farmácia é a obtenção dos registros nos órgãos competentes:
- O registro da sociedade empresária na Junta Comercial;
- O registro na Vigilância Sanitária para obter a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE Anvisa). Também lá é obtida a Autorização Especial de Funcionamento (AE Anvisa);
- A inscrição na prefeitura para o cadastro de contribuintes;
- O registro no Conselho Regional de Farmácia para obter a Certidão de Regularidade Técnica;
- O alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal ou outro órgão governamental municipal.
Consulte em cada órgão quais são os documentos necessários para os registros!
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Gostei muito e aprendi muito. Mas a minha preocupação é muito mais ao plano de negócios e orçamento, porque a parte legal está acautelada